quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projovem Campo - Saberes da Terra




O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Implementado em 2005, a ação que se  denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois  ao  Programa Nacional de Inclusão de Jovens  (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Em 2008, foram aprovados projetos de 19 estados e 19 instituições de Ensino Superior públicas, os quais estão sendo executados com a meta de atender a 35 mil jovens agricultores familiares. Em 2009 foram aprovadas 30.375 novas vagas a serem ofertadas por secretarias estaduais de educação de 13 estados.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.




Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12306&Itemid=817

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É excelente a atitude do governo levar aos jovens com baixo nível de escolaridade o programa Projovem - Saberes da Terra, pois proporciona aos mesmos uma chance de se profissionalizar em algo. São projetos como esses que ajudam cada vez mais o acontecimento da inclusão social de pessoas que não possuem um bom grau de escolaridade.

    Postado por: Carolina Vasconcelos

    ResponderExcluir
  3. É de muita importância este projeto elaborado pelo governo,ele oferece novas oportunidades aos jovens que de certa forma sejam excluídos pela sociedade ou que ainda não tenham uma qualificação profissional.

    Postado por: Caroline Dalmonech

    ResponderExcluir
  4. É interessante saber que o governo está elaborando programas que visam qualificar jovens que não tem grandes oportunidades para ingressar em um curso superior. Estes programas, em especial o Projovem Campo, são importantes para que esses jovens possam adquirir conhecimentos de uma forma mais cabível à eles para poderem se sobressair no mercado de trabalho.

    Postado por: Vinicius Santana

    ResponderExcluir
  5. É muito importante saber que o governo está de acordo a elabora novos programas como o Projovem Campo para qualificar os jovens que não concluíram o ensino, assim que hoje necessitam de uma vaga no mercado de trabalho.




    Postado por: Wellen Rayner Almeida Santana

    ResponderExcluir