quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O jovem no mercado de trabalho

Diante das inúmeras mudanças existentes no mercado de trabalho no mundo atual, existe ainda o problema que até então as mudanças não foram capazes de absorver, que é o de ingressar o jovem no mercado de trabalho. Não me refiro somente a primeira oportunidade mas também ao comprometimento das empresas em socializar esses novos colaboradores de seu trabalho no mercado. A toda procura encontra-se sempre a mesma pergunta: “você tem experiência profissional?” Ai está o grande constrangimento dos entrevistados, por que na grande maioria das vezes ele está buscando justamente isso. Como ter experiência se só busca para dentro de uma empresa que já a tem? Quantos talentos já foram desperdiçados por falta de uma política adequada voltada para a absorção de novos membros a organização? A questão torna-se bem mais profunda por que existem empresas que até contratam jovens sem experiência mais avaliam o seu grau de dificuldade e acabam o devolvendo a novas procuras, pois não há um comprometimento com a permanecia desse jovem na organização. Aqueles que são absorvidos acabam tornando-se frustrados e muitas vezes traumatizados para essa longa viagem que durará no mínimo 35 anos em um mercado cada vez mais competitivo e desumano. O Zico, por exemplo, tentou iniciar sua carreira no clube de regatas Vasco da Gama e não foi aceito por não ter o perfil da profissão e depois entrou no Flamengo e foi avaliado não pelo perfil da profissão mais sim pela sua perspectiva de crescimento dentro da sua profissão e a prova disso é que mais tarde ele se tornou um dos maiores jogadores do Brasil e do mundo, no Vasco o que faltou foram pessoas com visão para reconhecer naquele candidato o potencial que ele continha, e foi no Flamengo que foi visto que ele não tinha os pré-requisitos necessários a vaga, mais houve um comprometimento e investimento para que ele viesse a tornar-se o grande profissional que ele veio a ser. Quantos Zicos já passaram pela sua empresa e você não teve a visão e o comprometimento de condiciona-lo a ser um grande profissional? Deve se rever os critérios utilizados na seleção de pessoas para as empresas e uma reciclagem dos profissionais envolvidos nesse processo. O ingresso do jovem no mercado de trabalho é responsabilidade do governo e das organizações por que é para isso que eles se preparam, para servir da melhor forma possível a sociedade.
 
FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-jovem-no-mercado-de-trabalho/10058/

Siga os posts do site Administradores no Twitter: @admnews.

5 comentários:

  1. Muitas das empresas que estão buscando por novos candidatos na maioria das vezes não dão as chances merecidas para os jovens que estão querendo iniciar a sua carreira profissional. Empresas que agem dessa forma precisam confiar e dar chances também para esses jovens, para que assim eles possam se aperfeiçoar no mercado de trabalho.

    Vinicius Santana - Siga no twitter @hooker_vini

    ResponderExcluir
  2. Os jovens, atualmente, sofrem muito com a falta de oportunidade. As empresas tem muito receio de contratar uma pessoa sem experiência no mercado de trabalho e por isso não lhes dão a confiança que merecem. Porém muitas dessas empresas agem equivocadamente, pois alguns desses jovens podem acabar tornando-se um excelente profissional.

    Postado por: Carolina

    ResponderExcluir
  3. O jovem no mercado de trabalho é como uma promessa para o futuro,é um envestimento que as empresas fazem para depois ter profissionais competentes e que atendam as necessidades da empresa e possam dar resultados financeiros que equivalem ao envestimento feito.

    Postado por: Willian Miguel

    ResponderExcluir
  4. O jovem encontra inúmeras dificuldades para engressar no mercado de trabalhho por não possuir a experiência necessáaria.
    Mas como adquirir experiência sem opurtunidades?
    Portanto acho de extrema importância que as empresas ofereçam as devidas chances para que esses jovens possam obter mais conhecimentos e experriências profissionais.

    Postado por Caroline Dalmonech

    ResponderExcluir
  5. Hoje em todo lugar muitas empresas estão a procura de novos profissionais capacitados tais que muitos desces sejam jovens aprendiz, mas muitas empresa pensam que o jovem deveria engrenar no mercado de trabalho com experiência, como engrenar no mercado de trabalho se nunca ter obtido alguma experiência, para que aja experiência é preciso de oportunidade e conhecimento para isso é preciso de novas chances.

    Postado por Wellen Rayner Almeida Santana.

    ResponderExcluir