quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Minorias Sociais

Não poderíamos deixar de expressar nossa atenção para com as chamadas minorias sociais. Sejam negros, homossexuais, deficientes, sejam pessoas que, por qualquer motivo, sofrem algum tipo de discriminação. Com a Constituição da República de 1988, podemos dizer que um novo mandamento entrou em vigor, é o não discriminarás. Sem precisar de motivos religiosos ou paternalistas, o certo é que a lei considera crime qualquer discriminação. E crime é assunto jurídico. Temos alguns artigos publicados contra a discriminação como um todo, posicionando-nos do lado da lei: não validamos a discriminação e estamos aptos a corrigir qualquer problema que porventura vitime um cliente nosso.
   O Brasil aceitou, a partir de 9 de dezembro de 1998, a jurisdição contenciosa da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Assim, entendemos, por exemplo, que o caso de uma famosa travesti brasileira, que não obteve na Justiça o direito de mudar de sexo, nos documentos, poderia ser resolvido acessando-se a Corte, passando-se por cima da sentença do Poder Judiciário (mesmo transitada em julgado), porque, conforme ensina o jurista e membro da Corte, Cançado Trindade, não vale invocar-se soberania para questões de direitos humanos, como tem ocorrido, aliás, na Europa, em casos semelhantes.
    Nessa linha de atuação, algumas informações afiguram-se importantes, como a de que o Conselho Federal de Medicina declarou ética a cirurgia de transexualidade.
                                                                          
                                       Texto de Jean Menezes de Aguiar

Fonte: http://www.jean-adv.com.br/minorias.htm

6 comentários:

  1. Interessante a reportagem, principalmente quando diz "que o Conselho Federal de Medicina declarou ética a cirurgia de transexualidade". O que o gupo pensa a respeito dessa informação? A que ética se refere? A questão'respeitar escolhas' encontra-se presente?

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor e acho ético a cirurgia de transexualidade, para muitos pode ser apenas algo estético da pessoa que vai se submeter a essa cirurgia, mas devemos analisar [...] Continua...

    ResponderExcluir
  3. Não sou a favor.A expressividade de preocupação com as minorias sociais, nada mais é do que mostrar a nossa consideração a aqueles que por tratar bem, também os queremos assim.Já a cirurgia de transexualiadade é um direito da pessoa optar pela transformação do seu corpo que não esta o deixando feliz.

    Postado por:Willian Miguel

    ResponderExcluir
  4. Acredito que cada indivíduo possui o direito de fazer suas próprias escolhas,decisões essas que irão lhe proporcinar a felicidade.

    Postado por: Caroline Dalmonech

    ResponderExcluir
  5. O que está faltando na sociedade atual é respeito ao próximo, devemos aceitar a cultura, a forma física e o pensamento de qualquer pessoa. Acho que todos nós vivemos para que nossos desejos sejam realizados, portanto não vejo o motivo no qual algumas pessoas praticam preconceito àquelas que não estão felizes com sua forma atual.

    Postado por: Carolina

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor por que cada pessoa tem o direito de escolha, de pensar o que vai fazer, afinal a escolha é de cada pessoa e temos que respeitar a escolha de cada um, se com essa escolha for trazer a felicidade.




    Postado por Wellen Rayner Almeida Santana.

    ResponderExcluir