terça-feira, 30 de agosto de 2011

Primeiro emprego e dicas para consegui-lo

Recentemente tivemos acesso ao número de jovens Licenciados no desemprego: 40.000 jovens que procuram concretizar a sua independência e autonomia após acabarem o curso. Se com este artigo, puder de alguma forma ajudar alguns desses jovens a entrar no mercado de trabalho, fico feliz. Ainda que no meu dia a dia me oriente para a actividade de “Executive Search”, metodologia de recrutamento direccionada para quadros e técnicos altamente qualificados, aqui ficam algumas dicas para orientar os embriões desses futuros quadros, os jovens que serão os quadros de amanhã.
Na realidade encontrar o seu primeiro trabalho é o primeiro trabalho de um jovem recém-licenciado e esta atitude será chave para o êxito da missão.
Não se ponha a procurar às cegas. É muito importante que invista o tempo necessário na planificação e definição de estratégias a seguir. É importante que defina estratégias diversas pois cada uma poderá gerar entrevistas e, quem sabe, uma oferta de trabalho.
A sua atitude será algo muito importante e que poderá fazer a grande diferença: Na procura de emprego deve adoptar uma postura profissional idêntica à que teria se estivesse a trabalhar. Poderá ter de se reger por padrões e regras por vezes diferentes das da “Escola” para se adaptar ao mercado de trabalho. O contexto mudou. Este será o primeiro grande passo para a sua independência, para construir o seu futuro, a sua carreira.

Procurar emprego o algo muito chato de se fazer !!!

Além de paciência, muita paciência, tem que ser perseverante.

Pode procurar o primeiro emprego em jornais, Internet, agências de emprego ou entidades estatais.

Minhas 10 dicas para quem procura o 1º emprego:

1 - Estar limpo, bem arrumado, cabelos e unhas bem tratados. Se tiver cabelos compridos, amarre-os, se não quiser cortá-los.

2 - Roupa social é sempre o mais indicado. Preste atenção aos detalhes, sapatos limpos e engraxados, roupa bem passada e devidamente abotoada. Pode não parecer, mas se você não prestar atenção, quem o vai entrevistar vai prestar.

3 - Ao chegar a sala do entrevistador seja educado e formal, tomando a iniciativa de cumprimentá-lo com bom dia e estendendo a mão. Palavras somo Sr., Sra, Dr., Eng., devem ser usadas sempre que julgar necessário, ao perceber que a pessoa é muito formal.

4 - Tenha confiança em você mesmo, mas só fale sobre o que sabe e pode fazer. Não minta jamais.

5 - Não utilize gírias ou termos técnicos demais, seja claro e objectivo.

6 - Não use demais as mão para "falar". Gestos demais e muita movimentação são sinais de nervosismo e insegurança. Roer unhas e mexer demais nos cabelos também.

7 - Seja honesto e diga sempre que não entendeu algo, quando ele se referir a alguma actividade profissional que poderá vir a desempenhar. Pergunte sobre detalhes da actividade e se mesmo assim não entender, diga que não sabe do assunto.

8 - Enfatize bastante as suas qualidades profissionais e suas áreas de conhecimento. Suas qualidades pessoais também deverão ser colocadas a vista. Mostre liderança, tolerância e capacidade de absorver informações.

9 - Seja cordial em todos os momentos, mesmo se o entrevistador mostrar má atitude com a sua entrevista. Isso pode ser apenas um teste. Mostre também interesse sobre a empresa e entusiasmo sobre o que poderá vir a fazer.

10 - Mesmo se não for seleccionado na entrevista, mostre ânimo e cordialidade. Hoje você não foi o escolhido, mas amanhã poderá ser.

Fonte: http://www.abcemprego.com/o-1o-emprego

7 comentários:

  1. Atualmente, o jovem encontra muita dificuldade para conquistar o seu primeiro emprego. Pois além da inexperiência ele tem que abrir mão de algumas atitudes, como suas vestimentas, linguagem entre outras particularidades. Porém se a passoa possui uma boa aparência e é qualificado, não há dúvidas de que conseguirá um ótimo emprego.

    Postado por: Carolina

    ResponderExcluir
  2. O jovem sempre vai se sentir inseguro e com um nervosismo incontrolável quando estiver em busca do seu primeiro emprego, porém a paciência é algo fundamental para que tal jovem transmita espontaniedade e possa fazer parte da empresa que está oferecendo a vaga de emprego.

    Vinicius Santana.

    ResponderExcluir
  3. Na busca do primeiro emprego sempre haverá nervosismo e insegurança, mas isto é algo normal. Devemos ter uma boa postura diante do entrevistador e transmitir entusiasmo e ânimo para poder ingressar no emprego.

    Caroline Dalmonech.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O primeiro emprego é o mais marcante,é o que contamos para os nossos filhos e netos,é aquele que no primeiro dia as mãos suam frio, os batimentos cardiácos aceleram e queremos fazer de tudo para surpreender o chefe menos algo errado.Uma das melhores dicas para o primeiro emprego que guardo comigo é,manter sempre o alto controle,não equivocar-se ao responder algo dizendo qualquer coisa e estar sempre de bom humor e otimista, independente da ocasião.

    Postado por: Willian Miguel

    ResponderExcluir
  7. Para buscar seu primeiro emprego é preciso de muita calma sem que a pessoa demostre ao entrevista dor que você esta nervoso, sempre responda as perguntas feitas de modo simples e seguro nuca tente se precipitar, sempre com um lindo sorriso e mostrando interesse no a cada coisa dita pelo entrevista dor, e tem que se mostra de um modo elegante.

    Postado por Wellen Rayner Almeida Santana.

    ResponderExcluir